Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 



Total de visitas: 2485
Graça vs Lei - Devemos cumprir a Lei Mosaica?

Devemos guardar as Leis?
Devemos cumprir os Mandamentos ou seremos transgressores da Lei de Deus?
A Igreja tem que ficar correndo atras das leis do velho testamento para sustentar sua aprovação perante Deus?
Dízimos, Sábados, os 10 mandamentos, o pentateuco, Malaquias 3... são sombras ou a imagem exata do que lemos?
Hb 10:1 “Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus.”Hb 10:1 “Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus.”
Bem claramente sobre este tema:

Hb 7 - 18 “Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade.”

A lei de Moisés foi dada aos filhos de Israel (Êx.19,3,6) e antes da Justificação por meio de Yeshua. Nós, cristãos gentios, não somos filhos da nação Israel.
A Aliança na Lei, não integrava o povo gentio:

Sm 147:19-20 "Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos a Israel. Não fez assim a nenhuma outra nação; e, quanto aos seus juízos, não os conhecem”.

Embora o povo de Israel tivesse prontidão em responder que observaria essa aliança, na verdade, não a cumpriu, de modo que Deus prometeu nova aliança. Essa promessa foi registrada por Jeremias: 
Jr 31:31- 34 "Vêm dias, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. NÃO CONFORME A ALIANÇA QUE FIZ PARA COM SEUS PAIS, no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito, porque eles invalidaram a minha aliança, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor"

A Lei apenas serviu para nos apontar a Yeshua Hamashia:

Gl 3:24 “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados”

Um AIO entre os Gregos e Romanos era um criado de confiança encarregado de acompanhar e educar uma criança ilustre até que esta chegasse a maioridade (Enciclopédia Orlando Boyer).

Assim foi a Lei que, como AIO, teve o encargo de preservar o povo de Deus até a vinda de Cristo:

Gl 3:25-26 “Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus”

Não estamos debaixo da Lei!

Hb 8:6-7 "Mas agora alcançou Ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de superior aliança, que está firmada em melhores promessas. Pois se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, nunca se teria buscado lugar para a segunda".

2 Co 3:6 "Ele nos fez também capazes de ser ministros de uma nova aliança, não de letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica".

A lei nos condena, ela avulta nossa natureza pecaminosa e nos constrange a reconhecermos a necessidade de um salvador.

Rm 8:1-3 "Portanto, agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. 
Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto, aquilo que a Lei fora incapaz de realizar por estar enfraquecida pela natureza pecaminosa, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do ser humano pecador, como oferta pelo pecado. E, assim, condenou o pecado na carne, …"

Resposta dos Apóstolos aos que queriam continuar com a Lei:
Que não pusessem jugo sobre os discípulos, que eles não pudessem suportar:

Atos 15:5 "Entretanto, alguns do grupo religioso dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se protestando: “É necessário circuncidá-los e ordenar-lhes expressamente que observem toda a Lei de Moisés!"

Então, fizeram uma reunião, dos apóstolos e anciãos, considerando esse assunto, para orientar e deixar claro qual é a vontade de Deus.. então Pedro, disse bem claro:

At 15:10 "Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?"
Ele estava se referindo à Lei! Pois circuncidar não era problema (pois era um sinal dos que estavam debaixo da Lei - Mas a Lei era o que não foi possível suportar!)

O que acontece, quando se guarda um só mandamento da lei:

Gl 5:3 “E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.”
Gl 5:4 “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes.”
Gl 5:9 “Um pouco de fermento leveda toda a massa.”

Tg 2 - 10 “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.”

2 Cor 3:14 “Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido”. 
Não dependemos mais de Lei para acessar o Eterno, pois fomos feitos Justiça de Deus pelo único (ÚNICO) ATO DE JUSTIÇA - Não é pelo que fazemos (acertos ou errros baseado nas ordenanças), mas Pelo que Ele fez! Por isso Ele disse que não veio Ab-rogar a Lei, mas cumpri-la (PLEROSAI)! Ele veio cumpri o que ninguém conseguiu!
O mal uso de Mateus 5:17, em que Yeshua diz: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir”.

A palavra “cumprir” utilizada aqui vem do grego plérõsai, que significa “completar”. Jesus não veio revogar ou destruir nenhuma palavra que Deus ensinara aos fiéis do passado no AT. Veio cumprir plenamente, completar a proposta que ninguém conseguiu!

Ele cumpriu no nosso lugar! O Homem sempre falhou, por isso tinha que estar de ano em ano apresentando sacrifícios para remissão dos 'pecados' (transgressão da Lei), mas agora nós SOMOS justiça de Deus... (diferente de estar justificado temporariamente - mas AGORA, em Yeshua Hamashia, nós fomos feitos JUSTIÇA DE DEUS - é pelo que Ele fez! Ele fez, e nós então, somos Justiça!)

Temos liberdade pelo corpo do Yeshua Hamashia, pois a lei estava em vigor para o sistema dos Judeus até a sua morte, mas na sua carne Ele riscou o escrito de dívida que havia contra nós, nas suas ordenanças, o qual nos era contrário:
Cl 2:14 “e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;”

Cl 2:20: Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo,”

Hb 10:1 “Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus.”
Cristo nos resgatou da maldição da lei
Gl 3 - 13 “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” 
Rm 6:14"..não estais debaixo da lei mas debaixo da graça."

Através do Sangue de Cristo foi feito um novo Pacto, uma nova aliança, e a velha aliança, não pode reger nossa vida, ou estaremos rejeitando o sacrifício de Cristo 
Hb 10 - 29 “de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça?”

Gl 5:1-2 “Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão.
Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará”

O FIM DA LEI É CRISTO!

Rm 10:4 "Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê".